sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Debate ou Censura.

O SISTEMA É O SEGUINTE: Exposição de Pensamentos, uns falam e outros escutem e aceitem.

Hoje uma amiga me chamou pra ir a um evento na UNEB, decidi ir só para ver como são as coisas por lá, cheguei um pouco atrasado por conta da distância. No momento estava tendo uma proposta de Debate para finalização de semestre de alguma matéria do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios, gostei do ambiente e fiquei escutando algumas perguntas.
Até que um rapaz perguntou a Vildete Cezar se para ser Bailarino Contemporâneo teria que ter uma formação no clássico. Ela afirma que para você ser um bailarino preparado tem sim que ter formação acadêmica e citou até que uma sobrinha formada da UFBA teria feito formação com algum grupo, ousando dizer que todos os exercícios que são ultilizados no Contemporâneo na parte corporal pertencem ao Clássico e que somos ensinados com as nomenclaturas dos movimentos conforme o Clássico. Como todos sabem que não sou muito “chegado” do Clássico, resolvi comentar a minha relação com a Dança. Pedi 1, Pedi 2... Parecia que o rapaz que mediava estava literalmente cego... Depois de muita insistência e de outros assuntos passarem consegui ter o direito a palavra.
Sou Dançarino contemporâneo e digo que seria muito difícil eu fazer dança, mesmo contemporâneo, se para isso eu tivesse que ter uma formação acadêmica. Tentei fazer aulas e fiz algumas por perceber essa necessidade de aperfeiçoamento, mas dizer que a Dança Contemporânea só se faz através do Clássico, quando ela cita Martha Graham (pensadora da Dança Moderna que iniciou essa desconstrução do Ballet). Ainda dizer que a escolha do nome Dança Contemporânea é equivoco, pois o contemporâneo seria o Hip-Hop e o Grafite, que o nome deveria ser Experimental. O pior de um debate é quando uma pessoa não se contém com postura na mesa até que eu termine a minha fala, fui interrompido por ela com essas falas, falas que me mostram o pensamento de uma pessoa enquadrada, que ainda segue pensamentos de décadas passadas; sei que não devemos esquecer esses pensadores, mas sim fazer releituras, não utilizar os seus livros como Bíblias. A parti que mais me tocou foi a Vildete afirmar que os Bailarinos Contemporâneos que não tem formação acadêmica são despreparados. Em que década ela vive?
Depois dela falar várias coisas que nem me lembro de tanta asneiras, Welington(Desculpe-me se escrevi errado) falou sobre essa arte contemporâneo em geral, que pelo que percebi na fala dele seria tudo que tem um discurso artístico atual, e Vildete balançando a cabeça e sussurrando Grafite, poxa ela não percebi que a fala dele sobre contemporâneo também é diferente do pensamento dela, vamos prestar mais atenção . Depois Thom Galiano foi expor seus pensamentos e no meio da fala mais uma vez ela interrompe sem se conter, mas ele continua a falar, falou inclusive que a dança poderia sim se preparar fisicamente através do Clássico, mas que não é o único caminho. Ela mais uma vez foi discordar, sempre com um discurso incoerente.
Chego ao ponto que mais me chateou, quando o mediador negou a Thom o direito de rebater a fala contrária ao seu pensamento, dizendo que seria regra do suposto debate. Para que organizarmos um debate se não para que seja promovido o confronto entre pensamentos? Como um debate promovido por estudantes para Comunicação Social defende o veto a fala?
Mas como a noite não se resume a este debate ou exposição de pensamentos(eu falo e vocês só escutem e façam o mesmo que figurantes na Globo, só façam sinal de concordo), vi Welington declamar um poema, uma Banda que neste momento não me recordo o nome e um DJ que animou o evento. Depois de um pouco de vinho ficamos dançando, desde Vanessa da Mata até Bonde do Trigão(risos).
Hoje não sei mais se ainda quero cursar um curso onde promovem pensamentos tão distintos do que penso de Comunicação Social. Estou pensando em pedir o cancelamento de minha matrícula mesmo depois de tanta espera.


Adriano Alves
17/09/2011
02:16H

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